Há um ano atrás, quando estávamos planejando as festas de final de ano, fizemos muitos planos para 2020. Reclamamos muito de 2019. Reclamamos mais do que agradecemos, não é verdade? Daí, chegou o tão esperado 2020.
Quantos sonhos e planos... Quantos planejamentos e expectativas por um ano de número par, dois mil e vinte. E 2020 foi um ano ímpar, diferente de tudo que já vivemos até hoje.
Famílias separadas, avós adoecendo sem ver os netos. Netos sem afagos dos avós, pai e mãe longe de seus filhos. Filhos longe de seus amigos.
Partidas sem despedidas... Muito choro sem entender porquê tão rápido. Sorrisos sob, máscaras, rostos cansados com marcas de máscaras. Mãos aflitas à procura de água, sabão e álcool em gel, médicos e profissionais da saúde exaustos, cidades vazias, hospitais cheios, cemitérios sendo preenchidos de rico, pobre, velho, jovem, crianças, negros, brancos, artistas famosos, anônimos, gente dos quatro cantos do mundo indo para o mesmo lugar, um lugar sem volta... Um vírus e milhões de sonhos cancelados. Um vírus e milhares de famílias destruídas. Um vírus e milhões de expectativas trancadas em casas.
E você, que lição tirou de tudo isso? Já agradeceu por ter chegado até aqui? Você entendeu que os planos de Deus são diferentes dos nossos? Você entendeu a importância do Agradecer? Você entendeu a importância e a falta que um abraço faz? Você entendeu que a sua família vale muito?
Você entendeu que a ganância pelo dinheiro não vale a pena? Você entendeu que a cor da pele não faz diferença?
Você entendeu a importância de viver o hoje? A importância de dizer eu te amo pra quem você ama agora? A importância de pedir perdão a quem você ofendeu? Você entendeu que bens materiais como: roupa de marca, o carro novo e a casa tão cobiçada nada disso você leva quando se vai?
Você entendeu a importância dos minutos com seus filhos? Você sabia que muitas famílias não vão comemorar o natal esse ano? Você sabia que você é privilegiado se tem uma família reunida neste Natal? Você entendeu o que é gratidão?
Gratidão é agradecer a Deus por cada minuto vivido, é ter aconchego da família, é poder respirar e sorrir sem máscaras.
Gratidão é poder compartilhar um abraço fisicamente, é viver o hoje intensamente, é viver em harmonia.
Então vamos orar e agradecer pelo ano de 2020 e planejar menos em 2021? Vamos somente orar por dias melhores? Vamos aproveitar mais cada minuto ao lado de quem a gente ama? Vamos reclamar menos? Vamos deixar Deus conduzir a maneira Dele? Vamos refletir o que realmente importa?
Cada minuto vale muito, lembre-se disso!
Cada minuto importa.
Que Deus nos abençoe!
Por: Marcos Porto